speaker-photo

Francisco Garza

Speaker

Presidente e Diretor-Geral da General Motors do México, América Central e Caribe

Francisco Garza conta com uma trajetória de mais de 24 anos na indústria automotiva no México e em outros países. Iniciou a carreira no setor de Distribuição, e teve vários cargos na área comercial.

Em 1998 entrou para a General Motors Acceptance Corporation (GMAC), onde foi Gerente de Operações e lançou o Programa de Garantia Estendida no México. Em 2001 passou a Diretor de Vendas e Marketing para o México, cargo em que foi responsável pela estratégia de programas de financiamento da General Motors.

Em 2005 ocupou pela primeira vez um posto no exterior, de Presidente do Conselho e Diretor-Geral da GMAC no Equador. Depois foi nomeado Presidente do Conselho e Diretor-Geral da GMAC na Argentina. Em 2009 passou a ser o primeiro mexicano a ocupar o cargo de Presidente do Conselho e Diretor-Geral da GM Financial México.

Em 2011 foi nomeado Vice-presidente de Vendas, Serviço e Marketing da General Motors do México, América Central e Caribe. Em 1º de setembro de 2019 foi promovido a Presidente e Diretor-Geral, tornando-se responsável tanto pelos negócios no mercado interno como pelas exportações.

A General Motors está no México há 86 anos, e comercializa veículos das marcas Chevrolet, Buick, GMC e Cadillac. Conta com plantas de produção em Coahuila, Guanajuato, SLP, Estado do México; com um Centro Regional de Engenharia, um centro de autopeças em Toluca e escritórios corporativos na Cidade do México. É a maior empregadora da indústria, com 21.000 colaboradores diretos, e a principal produtora e exportadora do setor.

Francisco Garza é membro dos conselhos de várias câmaras e associações, como a Associação Mexicana da Indústria Automotiva (AMIA), da American Chamber of Commerce (AmCham) e do Conselho Executivo de Empresas Globais (CEEG). Também preside o Corporate American Advisory Council da American Society of Mexico (AMSOC).

Formado em administração de empresas pela Universidade Valle Continental, tem MBA Executivo pelo IESE Business School, a escola de negócios vinculada à Universidade de Navarra. Cursou vários programas em instituições como a Universidade Stanford e o Massachussets Institute of Technology (MIT).